Santos pode garantir mando de campo em uma eventual semifinal do Paulistão

Santos pode garantir mando de campo em uma eventual semifinal do Paulistão (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Com a vitória por 3 a 2 sobre a Inter de Limeira neste domingo, o Santos garantiu a segunda melhor campanha da primeira fase do Campeonato Paulista de 2024 e abriu quatro pontos de vantagem sobre o Red Bull Bragantino, que enfrenta o Guarani neste domingo, às 16 horas, em Campinas.

Caso o Red Bull Bragantino não vença o Guarani, o Santos garante o mando de campo de uma eventual semifinal, se o Peixe garantir a classificação diante da Portugues nas quartas. Nesse caso, o time de Bragança Paulista não poderia superar o time comandado por Fábio Carille na soma das duas fases da competição. Os outros times classificados para as quartas não podem superar o Santos na classificação.

O Santos tem 25 pontos atualmente. Se chegar às semifinais, terá ao menos 26 (empate e vitória nos pênaltis diante da Portuguesa). O Red Bull Bragantino tem 21, São Paulo e Novorizontino 19. Se o time de Bragança Paulista empatar com o Guarani chegaria aos 22 e, em caso de classificação nas quartas, chegaria no máximo a 25. São Paulo e Novorizontino, em caso de vitória neste domingo e nas quartas, chegariam no máximo aos 25 pontos.

As semifinais da competição são disputadas em jogo único na casa do time de melhor campanha na soma de todas as fases. O confronto está previsto para o dia 27 de março.

O mando de campo das finais será decidido pela soma da pontuação da primeira fase, das quartas e semifinais. Hoje o Santos só tem campanha pior que o Palmeiras (28 pontos), mas ainda tem chance de fazer o segundo jogo de uma eventual final contra o rival na Vila Belmiro. Para isso, precisaria ganhar os confrontos das quartas e das semifinais e torcer para o rival passar na disputa por pênaltis. Assim o Peixe chegaria aos 31 pontos contra 30 pontos do adversário.

Leia também: