O atacante Kaio Jorge está no Santos desde o Sub-11, fez gol na Copa São Paulo deste ano com apenas 15 anos e está convocado para a Seleção Brasileira Sub-17 (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

A campanha pífia da equipe Sub-17 no Mundial de Clubes da categoria (o Peixe foi eliminado ainda na primeira fase) foi apenas o estopim para uma grande crise na base do Santos, que pode até mesmo resultar na saída de algumas das principais promessas do clube, como o atacante Kaio Jorge, que foi artilheiro do Paulista Sub-13 em 2015 e terceiro artilheiro do Sub-15 em 2017. O jogador, inclusive, igualou Neymar e fez um gol na Copa São Paulo de Juniores deste ano com apenas 15 anos.

A diretoria do Santos está encontrando dificuldades para acertar o primeiro contrato de profissional com os principais destaques da geração 2002, que completam 16 anos em 2018. A geração conquistou o título Paulista Sub-11 em 2013, Sub-13 em 2015 de forma invicta e foi semifinalista do Paulista Sub-15 no ano passado.

Como represália, o clube decidiu não levar Cadu, Ivonei e Kaio Jorge, todos vice-campeões Sul-americanos com a Seleção Brasileira Sub-15 em 2017, para o Mundial. Na última semana, o Santos ainda separou os atletas nascidos em 2002 e em 2001, que passaram a treinar em períodos diferentes.

Os três atletas têm propostas de outros clubes e já acionaram advogados para deixar o Santos. Cadu, Ivonei e Kaio Jorge têm apenas contrato de formação com o clube. Eles podem deixar o Peixe desde que o interessado pague o valor dos custos de formação do Santos (que não estão estipulados nos contratos). Os pais dos jogadores querem saber qual o valor para que possam informar aos interessados. No caso de Kaio Jorge, estima-se que o valor esteja na casa dos R$ 3 milhões. Para efeito de comparação, Rodrygo, apenas um ano mais velho, acaba de ser negociado por cerca de R$ 200 milhões.

“Nós vamos pedir a liberação. Amo esse clube, o Kaio tem uma história aqui e não queria que fosse dessa forma, mas se não chegarem a um acordo teremos que partir. Temos seis propostas por ele”, afirmou Jorge Ramos, pai do atacante Kaio Jorge.

O Diário do Peixe apurou que uma das propostas pelo atacante é do Corinthians.

O meia Giovanni, eleito o craque da Copa Nike Sub-15 em 2017 e outro atleta com diversas passagens pela Seleção Brasileira, também não assinou ainda o primeiro contrato profissional com o Santos. Ele também não foi para o Mundial, mas estava em recuperação de uma lesão no período.