Na última quinta-feira (19), o Santos promoveu reuniões conjuntas com as comissões técnicas de todas as categorias de base, visando discutir o planejamento para a temporada de 2024. O ponto central das discussões foi a movimentação dos atletas entre as categorias e a identificação das principais áreas que necessitam de ajustes e reforços.
Essas conversas também contaram com a presença da auditoria interna do clube, que supervisionou os processos de perto. Essa transição faz parte de um projeto mais amplo de reestruturação das categorias de base do clube, que tem mostrado resultados positivos sob a gestão atual.
Ricardo Luiz, coordenador do futebol de base do Santos , enfatizou a importância de um planejamento estruturado, para que os jogadores estejam prontos para a equipe profissional em um período mais curto.
“O benefício se dá com etapas bem definidas e coordenadas, a fim de que os atletas sejam preparados para, num menor espaço de tempo, poderem transitar de categoria até estarem aptos a servir o profissional”, declarou Ricardo Luiz.
Ele também destacou que as transições entre as categorias são uma prática comum no desenvolvimento dos jogadores do clube.
“Esse processo de integração entre as categorias é uma realidade no Santos e as mudanças ocorrem em vários momentos do calendário, seja por necessidade, oportunidade ou desempenho”, explicou o coordenador.
O caso de sucesso de Deivid exemplifica esse processo de transição bem-sucedido. Ele praticamente saltou da categoria Sub-17 para a equipe profissional e, devido ao seu desempenho e foi vendido a um grande clube europeu por valores atrativos para o Santos. Esse é um dos exemplos dos benefícios da estratégia de desenvolvimento de jovens talentos no clube.
Leia também:
Ta fraco hein !! treinadores,olheiros etc.. tem que tentar trazer ao menos algum profissional do Palmeiras pra mudar de patamar,pode ser observador tecnico ou treinador!!