Santos recebe novo Transferban da Fifa por dívida de caso Cueva com o Krasnodar

Cueva não brilhou no Santos e trouxe problemas extracampo (Crédito: Rodrigo Coca)

O Santos recebeu um novo Transferban da Fifa e está impedido de registrar novos jogadores. A punição imposta pela entidade máxima de futebol foi provocada pela dívida do Peixe com o Krasnodar (Rússia) envolvendo a contratação do meia peruano Christian Cueva, em 2019, pela antiga gestão de José Carlos Peres.

Nas últimas semanas, o presidente Marcelo Teixeira informou que o clube fez uma proposta envolvendo jogadores santistas para o perdão da dívida, mas ela foi recusada. Depois, tentou um novo parcelamento e deu até garantias, mas os russos não tiveram confiança diante de uma relação desgastada com o Peixe.

A punição da Fifa impede que o clube registre novos jogadores até o pagamento da dívida. A janela está fechada e abre só no dia 10 de julho, mas os clubes poderão registrar jogadores que disputaram os Estaduais nas três primeiras semanas de abril. O Peixe pretendia inscrever o lateral-direito Rodrigo Ferreira, contratado ao Mirassol.

O Santos pretende pagar a dívida com o Krasnodar nas próximas semanas para resolver a situação. Recentemente, o Peixe estava com outro Transferban ainda pelo caso Bustos em que foi quitado uma dívida de R$ 4 milhões com o técnico argentino.

ENTENDA O CASO CUEVA

Em 2019, Cueva foi vendido pelo Krasnodar por 7 milhões de dólares e o Santos havia pago apenas metade do valor. Pedido do técnico Jorge Sampaoli, o meia vestiu a camisa oito santista, mas só atuou em 16 partidas e sem brilho. Sem espaço na equipe, o jogador rescindiu contrato com o clube de forma forçada e unilateral e se transferiu para o Pachuca (México).

O time mexicano foi condenado pela Fifa e a decisão foi até para o CAS (Corte Arbitral do Esporte) pela transferência forçada do meia. Em março do ano passado, Santos publicou um acordo com o Pachuca para receber US$ 4,6 milhões de indenização pela negociação no começo de 2021.

Depois do time mexicano, ele ainda passou por Yeni Malatyaspor (Turquia), Al-Fateh (Arábia Saudita) e Allianza Lima (Peru). Em junho de 2021, a gestão do ex-presidente Andres Rueda havia oficializado um acordo com o time russo. O compromisso previa o parcelamento da dúvida até dezembro de 2023, mas não arcou com o prometido.

NOTA DO SANTOS FC:

“A FIFA aplicou hoje ao Santos Futebol Clube um novo tranfer ban, em razão de uma antiga pendência com o clube russo Krasnodar. Apesar de reconhecer um certo desgaste por não cumprir dois acordos nas duas gestões anteriores, a atual diretoria dialogou e encaminhou propostas até com garantias de pagamentos no intuito de solucionar a pendência financeira, no firme propósito de resolver o problema. O Clube continuará trabalhando para uma rápida solução.”

Leia também: