Santos tenta escapar do rebaixamento na última rodada de uma competição pela terceira vez em três anos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos chega à última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023 com chances de ser rebaixado para a Série B. No entanto, o Peixe depende apenas de si para evitar esse vexame histórico.

Durante a gestão de Andres Rueda, não é novidade o Santos chegar ao último jogo de uma competição precisando evitar o rebaixamento, como ocorreu nos Paulistões de 2021 e 2022. Ambos os casos, o Peixe venceu na Vila Belmiro e conseguiu se manter. Agora em 2023, o desafio é maior, mas novamente a Vila Belmiro será palco desse momento tenso na história do clube alvinegro.

Em 2021, o time precisou vencer o São Bento por 2 a 0 para escapar da Série A2 do Estadual, com gols de Lucas Braga e Kaio Jorge. Naquele dia, a Vila Belmiro se encontrava vazia devido à pandemia do Covid-19.

No ano seguinte, um empate seria suficiente para eliminar qualquer risco matemático de rebaixamento, mas o Santos venceu o Água Santa por 3 a 2 de virada, com a Vila Belmiro lotada e garantiu sua permanência na elite do Paulistão. Os gols foram marcados por Zanocelo, Goulart e Kaiky.

Agora, em 2023, o Peixe luta contra Vasco e Bahia para evitar o rebaixamento no Brasileirão. Uma vitória simples contra o Fortaleza em casa livra o time do rebaixamento, com 27 combinações possíveis envolvendo os três times, mas o Santos só seria rebaixado em três delas.

Combinações para o Santos ser rebaixado:

Santos (derrota), Vasco (vitória), Bahia (vitória); Santos (derrota), Vasco (empate), Bahia (vitória); Santos (empate), Vasco (vitória), Bahia (vitória).

Leia também: