Sereias da Vila garantiram o acesso para a primeira divisão de 2026 (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

As Sereias da Vila conquistaram o acesso e garantiram vaga para o Brasileirão Feminino A-1 de 2026. Neste sábado (05), o Santos venceu o Ação-MT por 2 a 1, na Vila Belmiro, pela volta das quartas de final do Brasileiro Feminino A-2. Os gos foram marcados por Laryh, ambos de pênalti.

Na ida, elas já haviam vencido por 1 a 0. No agregado, com 3 a 1, o Peixe carimba passaporte de volta a primeira divisão do torneio.

O Alvinegro agora aguarda o vencedor entre Atlético-MG e Fortaleza na semifinal da competição, que está prevista para os dias 9 e 16 de agosto. Já as finais para os dias 23 e 30 de agosto. Na fase de grupos, as Sereias encerraram a primeira fase invictas. Na liderança da chave, foram seis vitórias e um empate, com 17 gols marcados e 2 sofridos.

O jogo

Com apenas seis minutos de jogo, Laryh foi derrubada com força pela goleira Isabela ao invadir a grande área pela esquerda e o Santos FC teve pênalti marcado a seu favor pela árbitra Daiane Muniz. Na cobrança, a própria Laryh estufou as redes do canto esquerdo sem dar chances de defesa à goleira e inaugurou o marcador.

Com 17 minutos jogados, Samara puxou contra ataque arrancando em velocidade pelo lado direito do ataque. Ela acertou cruzamento na direção de Laryh, que chegava pelo meio, mas uma marcadora se antecipou à camisa 11 e cortou da pequena área para escanteio.

Quatro minutos depois, as Sereias tiveram falta para cobrar pela ponta direita e Rafa Andrade levantou a bola para o meio da área. Nath Pitbull apareceu entre as defensoras para finalizar, mas escorou de cabeça por cima do travessão.

No minuto seguinte, Analuyza recebeu passe em profundidade e apareceu com espaço pela esquerda da grande área. Na batida cruzada, ela mandou a bola nas mãos da goleira Rosany, que substituiu Isabela ainda nos primeiros minutos da etapa inicial.

Passada metade da primeira etapa, Rafa Andrade cobrou escanteio pela esquerda e a defesa afastou a bola na direção de Suzane Pires. A camisa 8 apareceu para finalizar pela esquerda da área mas fez a bola subir demais, saindo sobre a meta.

Aos 30, Rafa Martins dominou bola alta pela esquerda da área ajeitando para Suzane Pires, que chegou finalizando de primeira. A bela batida da camisa 8 ganhou a direção do ângulo esquerdo, mas foi bloqueada por boa intervenção de Rosany, que desviou para escanteio.

Na cobrança pelo lado esquerdo, Rafa Andrade tabelou com a xará Rafa Martins em passes curtos. Ao receber a devolução, a capitã santista carregou até a entrada da área para bater colocado, mas parou em defesa segura da goleira, bem posicionada.

Já aos 43, Samara recebeu a bola pela esquerda da grande área e, com bela caneta, deixou sua marcadora no chão para finalizar. A batida rasteira no canto esquerdo foi afastada pela goleira com os pés.

Nos acréscimos da primeira etapa, Rafa Andrade cobrou falta pela ponta direita do ataque e cruzou com perfeição na cabeça de Laryh. A artilheira santista subiu bem entre as marcadoras para finalizar mas mandou a bola poucos centímetros acima do travessão.

Na segunda etapa, aos seis minutos, a equipe visitante empatou o placar no jogo de volta. Rafinha recebeu a bola pela direita da área e bateu cruzado para as redes do canto inferior esquerdo.

Aos 13, o Santos tentou responder em chegada de Samara pela ponta esquerda. Ela fintou sua marcadora dentro da grande área e cruzou para o meio, com força. Laryh se esticou para tentar completar para as redes, mas a bola acabou passando pela centroavante e saindo à direita do gol, pela linha de fundo.

Cinco minutos depois, Rafa Andrade cobrou falta pela esquerda do campo ofensivo. A batida fechada ganhou a direção do gol e quicou no meio da área antes de parar nas mãos da goleira.

Chegando à metade da etapa final, Larissa Vasconcelos cobrou escanteio pela direita e também bateu fechado. A bola passou pela marcadora posicionada para bloquear na primeira trave e por pouco não surpreendeu a goleira, que tirou como pôde para escanteio.

Logo em seguida, Laryh recebeu a bola pela direita da área e, de costas para o gol, girou sobre sua marcadora para finalizar. A bola ganhou a direção do ângulo direito, mas parou em boa defesa da goleira.

Aos 26 minutos, Laryh foi derrubada em contato faltoso dentro da área, mas a árbitra Daiane Muniz optou por não assinalar mais uma penalidade máxima para o Santos FC.

Com 31 minutos, no entanto, Laryh recebeu pela esquerda da área e bateu com força, mas parou em corte de uma das zagueiras com o braço. Desta vez a penalidade foi marcada e, novamente, Laryh bateu com perfeição para estufar as redes do canto esquerdo, recolocando às Sereias à frente do placar.

Já aos 40 minutos, Rafa Andrade chegou à entrada da área para finalizar e mandou batida espetacular na direção do ângulo direito. Rosany foi obrigada a se esticar para espalmar para escanteio.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 2 X 1 AÇÃO (MT)

Campeonato Brasileiro A2 – quartas de final (volta)
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data: sábado, 5 de julho de 2025
Horário: 15h
Público: 2.762
Árbitro: Daiane Muniz (SP)
Assistentes: Leonardo Tadeu Pedro (SP) e Henrique Perinelli Oliveira (SP)
Cartão amarelo: (SAF) Patrycia Alves
Gols: (SFC) Laryh, aos 10′ do 1ºT e aos 33′ do 2ºT; (SAF) Rafinha, aos 6′ do 2ºT
SANTOS FC: Stefane; Barbara Cuzzuol (Evellyn Marques), Ana Alice, Pardal e Rafa Martins (Larissa Vasconcelos); Nath Pitbull, Rafa Andrade e Suzane Pires (Julia); Samara (Carol Baiana), Analuyza (Thaisinha) e Laryh. Técnico: Caio Couto
Ação: Isabela (Rosany), Índia, Julia, Thayna e Marcia; Patrycia Alves (Lidiane), Magna e Doroty; Rafinha (Joysinha), Natasha e Thai. Técnico: Wellington Miranda

REGULAMENTO

Os 16 clubes participantes foram divididos em dois grupos (A e B) com oito times em cada chave, por critério de proximidade geográfica por estado. Na primeira fase, as chaves se enfrentam em entre si em turno único. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam às quartas de final, depois semifinal e final.

Todas as fase do mata-mata serão decididas em jogos de ida e volta. Em caso de empate na soma dos placares agregados, as vagas serão definidas em uma disputa de pênaltis. As quatro semifinalistas garantem acesso para a primeira divisão.

Leia também: Santos encaminha renovação do empréstimo do atacante Rafael Freitas

Veja os jogos das Sereias da Vila no Brasileiro A-2:

Primeira fase

  • Avaí/Kindermann 0 x 2 Sereias – Thaisinha (P) e Analuyza
  • Sereias 1 x 0 Atlético-MG – Carol Baiana
  • Sereias 1 x 1 Minas Brasília – Nath Pitbull
  • Taubaté 0 x 4 Sereias – Laryh (2), Suzane Pires e Analuyza
  • Sereias 3 x 1 Botafogo – Samara, Laryh e Rafa Andrade
  • São José 0 x 4 Sereias – Laryh (2), Pardal e Ana Alice
  • Sereias 2 x 0 Vasco – Carol Baiana e Rafa Andrade

Quartas de final

  • Ação-MT 0 x 1 Sereias – Analuyza
  • Sereias x Ação-MT