Ivonei perdeu espaço no time do Santos e ficou fora dos relacionados contra o Coxa (Crédito: Raul Baretta/ Santos FC)

O meia Ivonei foi um dos jogadores que mais aproveitou o “tempo livre” após a eliminação no Campeonato Paulista para o Ituano. Durante os amistosos da ‘intertemporada’, o jogador ganhou a vaga entre os titulares e passou atuar em nova função, jogando pelo lado esquerdo do ataque.

Na vitória Blooming-BOL, primeira partida após à queda no Paulistão, foi titular. Na posição em que treinou, o Menino da Vila fez uma partida apagada e foi sacado para entrada de Ângelo na segunda etapa. Após isso, porém, o jogador perdeu espaço e passou muitas vezes a ficar fora até dos relacionados.

O meia não saiu do banco de reservas contra Botafogo-SP (ida), Atlético-MG, Cruzeiro, Vasco da Gama, Bahia (casa, Copa do Brasil) e Bragantino. Para piorar, não foi relacionado contra Audax Italiano-CHI, Botafogo-SP (volta), Grêmio, América-MG, Bahia (Brasileirão), Internacional, Audax Italiano, Newell’s (fora), Bahia (fora, Copa do Brasil) e Coritiba.

Ivonei participou de poucos jogos neste tempo. Contra o Palmeiras, jogou cerca de três minutos e acréscimos. Contra o Audax Italiano, fora de casa, jogou cinco minutos mais acréscimos. A partida em que o Menino da Vila teve mais tempo em campo após o confronto contra o Blooming-BOL aconteceu na Vila, contra o Newell’s Old Boys, na derrota por 2 a 1.

A ausência do garoto nos jogos do Santos levantou dúvidas e o técnico Odair Hellmann precisou falar sobre. Em entrevista recente, o comandante explicou os motivos que fizeram Ivonei “perder espaço”.

“Ivonei não foi relacionado, assim como vários outros jogadores. Ed Carlos, Miguelito e Daniel Ruiz estavam na lista. Além de ter um meia jogando, tínhamos mais três no banco. Não tem como trazer todo mundo. E precisamos visualizar treinamento. Gerar essa possibilidade de um jogador ficar para treinar. O cara que vai para as viagens e não joga, não entra no jogo, destreina. Temos que ter essa capacidade de gerenciamento. O Miguelito e o Ed Carlos estão fazendo bons treinamentos, estão merecendo oportunidade de vir para lista e quem sabe até entrar na partida”, disse o treinador.

Ivonei foi o grande nome da base do Santos na temporada 2022. Com a camisa 10 e faixa de capitão, brilhou na conquista do Campeonato Paulista Sub-20 de 2022. Ao todo, foram 26 jogos, 21 gols marcados e 15 assistências. Na grande final, contra o Corinthians, marcou o segundo gol do Peixe no primeiro duelo, na Arena Barueri, vencido por 2 a 0.

Vale destacar que as boas atuações do jogador chamaram a atenção do futebol internacional. O Santos recusou uma proposta do Belenenses, de Portugal, pelo meio-campista. A equipe portuguesa ofereceu um contrato até junho de 2023, com 10% de vitrine até 2024 em caso de futura venda.

No começo do ano, Ivonei contratou a empresa Pro Scout, especializada em análise de desempenho individualizada dos atletas. O objetivo do jogador é chegar preparado taticamente e tecnicamente aos jogos.

Leia também: