Victor Michell foi novidade nos treinos do profissional do Santos (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O atacante Victor Michell treinou com o elenco profissional do Santos nesta semana. O centroavante estourou a idade para as categorias de base e está à disposição do comissão técnica de Fábio Carille no principal. O Peixe tem Julio Furch, Alfredo Morelos e Bruno Marques como opção de ‘camisa 9’. William Bigode sofreu lesão e foi cortado, além de Enzo Monteiro, do Sub-20.

Apesar do garoto ser novidade nos treinos, o Alvinegro tem 14 jogadores que não têm mais idade para base ou não estão sendo aproveitados para resolver futuro. São eles: o goleiro Paulo Mazoti, os zagueiros Derick e Thiago Balieiro, os laterais Cadu, Pedrinho e Diogo Correia, os volantes João Victor ‘Balão’, Ivonei, Kevin Maltheus, Vinicius Balieiro, Matheus Nunes e Rafael Moreira, o meia Ed Carlos e o atacante Andrey.

Paulo Mazoti já estava no ‘Grupo 2’, mas atuou na Equality Cup. Derick e Thiago Balieiro também foram para o Catar, mas Balieiro atuou na última Copinha em janeiro. Cadu, Pedrinho e Diogo Correia também ainda não sabem seus destinos. Cadu e Pedro estiveram na Equality Cup e antes estavam treinando separado. Já Diogo atuou na última Copinha e ficou de fora do Catar.

Ivonei e Balieiro, que também estavam treinando separado e jogaram na turnê. Balão atuou na última Copinha e no Catar. Matheus Nunes e Rafael Moreira ficaram de fora até da última Copinha e também da Copa da Igualidade. Ed Carlos atuou no Catar. Por fim, Andrey também viajou para fora. Já Victor Michell ficou de fora da última Copinha e da excursão.

HISTÓRICO PAULO MAZOTI

Natural de Ribeirão Pires e nascido em 2000, Paulo Mazoti está no Santos desde o Sub-11 e fez toda sua base no Alvinegro Praiano. Após atuar pelas equipes Sub-20 e pelo Sub-23, o arqueiro foi chamado pelo preparador de goleiros Arzul e passou a integrar o elenco profissional. Apesar de algumas convocação, não estreou no principal. Contrato até o fim do ano.

HISTÓRICO DERICK

Natural de Santos (SP) e nascido em 2002, Derick estreou no elenco profissional na vitória sobre o Atlético-MG por 3 a 1, na Vila Belmiro pelo Brasileirão de 2020.O defensor tem 1,94 metro e já chegou a ser convocado pela Seleção Brasileira de base em 2017. Na temporada passada, esteve emprestado ao Pouso Alegre. Ligação com o Peixe até março de 2026.

HISTÓRICO THIAGO BALIEIRO

Natural de Campinas (SP) e nascido em 2003, Thiago chegou ao Santos no fim de 2019 para a categoria Sub-17. O defensor se consolidou na base, chegando até ser capitão em algumas oportunidades. Tem vínculo até o final do ano.

HISTÓRICO CADU

Natural de Matão (SP) e nascido em 2002, Cadu chegou ao Santos com 10 anos e sempre se destacou na base. Conquistou Campeonato Paulista Sub-11 e Sub-13, Paulista Cup Sub-14. Relacionado por Sampaoli em cinco partidas pelo Campeonato Brasileiro de 2019, Cadu acumulou convocações para as Seleções de base e chegou a cotado para substituir a vaga de Victor Ferraz, capitão do Santos até 2018.

Quando foi promovido ao Sub-20, o jogador sofreu uma lesão de ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo em um amistoso antes da sua primeira Copinha em 2020. O lateral voltou para os gramados diante o Fluminense, pelo Brasileirão sub-20 de 2021, 10 meses após a LCA. Dias depois da reestreia, ele sofreu outra lesão no joelho em um dos treinamentos e voltou a atuar só depois da Copinha de 2022.

Se firmou na temporada de 2022 na conquista do título do Paulista Sub-20. No entanto, não recebeu espaço no profissional. Contrato até o fim do ano.

HISTÓRICO PEDRINHO

Natural de São Mateus (ES) e nascido em 2002, ele chegou ao Santos com apenas 10 anos e faz parte da geração dos Meninos da Vila que brilham desde o Sub-11. Ao lado de Kaio Jorge, Ivonei, Renyer, Gabriel Pirani, Sandry, ele foi Campeão Paulista Sub-11 sobre a Portuguesa Santista e campeão do Paulista Sub-20 sobre o Corinthians em 2022. Promessa na base, ele superou um drama pessoal em 2021.

O lateral-esquerdo foi afastado do clube no dia 3 de março, poucos dias após ser promovido ao time profissional, com Fabián Bustos, para tratar de uma lesão de grau 2 na coxa e, no mesmo período, foi diagnosticado com tuberculose. A lesão e a doença adiaram a chance do garoto estrear como profissional que foi promovido ao time principal no início da temporada para a estreia do Campeonato Paulista e também foi inscrito na Copa Libertadores.

No final de maio Pedrinho retornou aos treinos e estava em trabalho de recuperação física. Desde seu retorno, o jogador retomou a titularidade no Sub-20. Depois, estourou a idade para as categorias de base e estava participando da pré-temporada do Santos já com os profissionais antes de sofrer a lesão. Recuperado, vinha sendo opção no principal do Santos, mas ainda não estreou no time.

Desde a representação o elenco no dia 6 de janeiro, Pedrinho vinha treinando no ‘Grupo 2’, dos não aproveitados pelo clube, até a integração da equipe no Qatar. No retorno ao Brasil, ele fica com o futuro indefinido no Santos e tem vínculo válido até 30 de junho. Ele tem recebido sondagens de clube do exterior e já pode assinar um pré-contrato com outro time.

HISTÓRICO DIOGO CORREIA

Natural de São José dos Campos (SP) e nascido em 2003), Diogo chegou ao Santos em 2021. Na base, atuou também como volante e tem contrato até maio deste ano.

HISTÓRICO IVONEI

Ivonei é nascido em Rondonópolis (MT) em 2002. No Santos desde o Sub-11, ele teve uma base campeã com títulos na base e sendo o destaque do Paulista Sub-20 de 2022. Teve passagem no profissional, mas com casos indisciplinares e retornou a base conquistando protagonismo.

Porém, de volta ao principal não teve espaço e chegou a ser emprestado ao Botafogo-SP na última temporada. Tem vínculo até julho deste ano.

HISTÓRICO VINICIUS BALIEIRO

Natural de Campinas (SP) e nascido em 1999, Balieiro chegou ao clube em 2017 para atuar no Sub-20 depois de destaque no Paulista pelo Jundiaí. Chegou a ser utilizado no profissional, mas nunca se firmou. Na última temporada foi emprestado ao Ituano. Vínculo até dezembro deste ano.

HISTÓRICO BALÃO

Natural de São Luís (Maranhão) e nascido em 2003, o garoto teve a formação nos campos e praias do bairro do São Francisco e Ponta d’Areia. No final de 2018, foi convidado para fazer parte da equipe do São Luís e logo no início do ano seguinte, foi levado para a equipe e disputou o Campeonato Maranhense Sub-16, sendo vice-campeão e melhor jogador da competição.

Ainda em 2019, Balão atuou na Copa do Brasil Sub-17 e chegou a jogar contra o Vasco. Apesar da derrota por 3 a 0, o volante foi um dos destaques, o que rendeu convites para fazer uma avaliação no clube carioca. Fez testes para o Flamengo, onde ficou uma semana no Ninho do Urubu, em setembro, e não foi aprovado. Na mesma época, ele passou pelo luto da perda de um primo querido.

Continuou treinando e sonhando, até que em fevereiro de 2020 participou de avaliação na Ferroviária, ficou um mês no interior de São Paulo, e novamente não foi aprovado. Retornou a São Luís e veio a pandemia do Covid-19. Em julho, foi transferido do São Luís para o Moto Club para disputar a Copa do Brasil Sub-20 quando tudo parecia mudar, mas jogou apenas o primeiro jogo e ainda andava cerca de três horas para chegar aos treinos do clube.

Ainda em dezembro pelo Moto Club, atuaria na Copa do Nordeste. O time saiu de Maranhão com os testes de Covid negativos e, quando chegaram em Recife, sede da competição, os testes foram refeitos e João Victor testou positivo. Não jogou a competição, ficou isolado no hotel e, ao retornar em São Luís estava decidido a desistir do futebol.

No entanto, sua vida mudou com a chegada do técnico Junior Amorim, que passou a aproveitar o jogador e logo no primeiro jogo atuou em 10 minutos e deu passe pro gol que classificou o Moto Club para a Copa do Brasil de 2022. Na final do Maranhense, jogou de titular e, assim que terminou o campeonato, recebeu propostas do Fortaleza e do Atlético Mineiro, através do avaliador técnico Robson Nascimento, e uma possibilidade do Santos.

O volante chegou ao Santos em julho de 2021 por indicação do técnico do Sub-20, Aarão Alves na época, e com o apoio do ex-coordenador Felipe Gil. Ganhou grande destaque no vice-campeonato do Santos na Copa São Paulo de 2022 e chegou a passar um período treinando no profissional com o técnico argentino Fabián Bustos, mas retornou à base.

No Paulista Sub-20 de 2022 foi titular absoluto no meio santista que conquistou o título do estadual. Na Copinha de 2023, vestiu a camisa 10 do Santos e se consolidou na temporada desde então. Contrato até fim de 2025.

HISTÓRICO MATHEUS NUNES

Matheus Nunes chegou ao Santos após se destacar na Copa Votorantim Sub-15 ainda pelo Goiás. Desde os 7 anos entre escolinha e na equipe Esmeraldina, ele vestia a camisa 10 e atuava mais avançado, mas sua posição de preferência é como segundo volante. Natural de Goiânia, Matheus tem vínculo santista até o final de 2025.

No ano passado, atuou em 9 partidas pela Copa São Paulo, pelo Paulista Sub-20 foram 19 jogos com 4 gols marcados e pelo Brasileiro da categoria foram 9 duelos e um gol marcado. Na reta final do estadual, sofreu uma lesão que tirou das fases de mata-mata e retornou no último jogo, entrou no empate em 2 a 2 contra o Corinthians que deu o título para o Sub-20.

Em abril de 2023, p Menino da Vila passou por cirurgia no joelho na reconstrução do menisco e do tendão ainda e ficou de fora da temporada. Inclusive do que poderia ser a última Copinha. Vínculo até o fim de 2025.

HISTÓRICO RAFAEL MOREIRA

Rafael iniciou sua carreira na Portuguesa e chegou ao Santos em 2016 para o Sub-15. Desde então, é uma das peças utilizadas pelo clube no meio-campo da base. Porém, estourou a idade para a base e aguarda definição santista. Tem contrato até o fim do ano.

HISTÓRICO KEVIN MALTHUS

Natural de Belém, no Pará, Kevin Malthus tem contrato com o Peixe até 31 de março de 2026. Ele começou a jogar aos 5 anos no futsal da Tuna Luso brasileira e veio morar em Santos por conta do trabalho do pai, no Exército. Ele passou pela escolinha Meninos da Vila em 2014 e pelo futsal do clube, antes de ser testado e aprovado no campo para o Sub-10.

Kevin retornou no último ano ao Sub-20 do Peixe. O volante se recuperava de uma uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito no mês de abril do ano retrasado. Foi a segunda recuperação de LCA do atleta. A primeira lesão ocorreu em agosto de 2021 em um treino da equipe profissional em Chapecó (SC), antes de um duelo contra a Chapecoense pelo Brasileirão.

Desde então, o garoto passava por transição nos gramados no CT Rei Pelé, mas voltou a se contundir um treinamento pelo Sub-20 às vésperas do retorno, quando atuaria no Brasileiro da categoria em 2022.  Kevin somou esse ano três jogos na Copinha e um pela Equality Cup.

Kevin foi um dos garotos que participou do laboratório feito pelo técnico argentino Ariel Holan no Campeonato Paulista de 2021. O volante fez 11 jogos, somando 501 minutos em campo, e ainda marcou um gol na fase de grupos da Copa Libertadores, antes da lesão.

HISTÓRICO ED CARLOS

Natural de São Paulo, Ed começou na base da Portuguesa, passou por São Caetano antes de chegar ao São Paulo, onde assumiu protagonismo campeão da Copinha em 2019 com o atual técnico do Sub-20, Orlando Ribeiro. Ele chegou ao Santos em 2021 para a categoria de base.

Em 2022, foi um dos destaques no vice da Copinha e promovido para o time principal. Estreou com o próprio Orlando Ribeiro, sendo interino do profissional, no final do ano e vinha ganhando chance antes de sofrer uma lesão no ombro. Desde da recuperação, ganhou alguns minutos no principal até o afastamento e ficar de fora dos relacionados nos últimos meses. Vínculo até junho de 2026.

HISTÓRICO ANDREY

Desde 2017 na base do Santos, Andrey é natural da cidade de Santos e é nascido em 2002. O garoto começou como atacante e depois passou para a lateral-direita. Hoje atua nas duas opções. Contrato até julho deste ano.

HISTÓRICO VICTOR MICHELL

Natural de Santa Inês (Maranhão), Victor é nascido em 2003. O centroavante foi contratado pelo Santos em setembro de 2021. Ele havia chego por empréstimo do Betim-MG até dezembro de 2023. O atacante se destacou pelo time mineiro na Copa do Brasil Sub-17 de 2019. A equipe mineira foi eliminada pelo Palmeiras nas quartas de final.

Após a competição, o jogador de transferiu para o Palmeiras, onde ficou até o início de 2021. Então, o jogador se transferiu ao Atlético-MG. No Campeonato Mineiro Sub-20, ele fez três gols em três jogos. Depois da temporada no Galo, veio ao Santos. Foi em março do ano passado que o clube comprou o centroavante em definitivo e assinou um vínculo até o final de 2025.

Leia também: