Para William Machado, o Santos precisa de reforços para o restante da temporada (Crédito: Diário do Peixe)

Contratado em janeiro como gerente técnico de futebol, William Machado deu nesta sexta-feira apenas sua segunda coletiva de imprensa no CT Rei Pelé. E, como não poderia deixar de ser, ele falou de reforços. Apesar de não negociar diretamente com atletas, cabe ao profissional identificar carências na equipe.

“Não é segredo a busca por reforços. Gestão que assume no dia 2 de janeiro sai atrás. Precisamos de características diferentes para complementar o ataque, alguém mais de referência, para brigar e prender a bola. Não é fácil no mercado, está restrito”, disse William. “Um meia nós também buscamos. Fala-se muito em médio, armador, não necessariamente. Fala-se muito do dez, mas precisamos de mais jogadores para potencializar. Às vezes uma peça faz todo um time dar o salto.”

William valorizou o trabalho de Jair Ventura e salientou a importância da chegada de reforços que possam elevar o nível do time. Para o gerente, as constantes mudanças feitas pelo treinador refletem a falta de peças à disposição no elenco.

“Usar 32 (jogadores na temporada) não é por acaso. É a busca incessante. Ele mudou o sistema de jogo algumas vezes. Tudo para tentar fazer a equipe evoluir, mas em determinados momentos faltam algumas peças para elevar a competitividade. Mesmo assim, temos conseguido objetivos, com muita determinação. E só conseguimos isso por causa do trabalho incessante de todos os que estão aqui.”

Recentemente, o presidente José Carlos Peres disse que o Santos negocia com ao menos dois atletas que disputarão a Copa do Mundo da Rússia. No entanto, o mais concreto até agora é o interesse europeu em tirar Lucas Veríssimo e Rodrygo do Peixe.

Avesso ao contato com a imprensa, William é uma espécie de facilitador dentro da comissão técnica. Faz parte das atribuições do ex-jogador dialogar com os integrantes de todos os setores do departamento de futebol, sem descuidar da parte técnica dos atletas.

William costuma acompanhar todos os treinos do time profissional e também alguns das equipes de base. Por várias vezes neste ano, jogadores da base treinaram com o elenco profissional e, na maioria delas, a indicação partiu do gerente.