Zabala deve retornar aos gramados só na próxima temporada (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O zagueiro Leo Zabala detalhou sua rotina de recuperação depois da cirurgia da lesão de ligamento cruzado no joelho esquerdo. O boliviano se lesionou na derrota da Bolívia por 1 a 0 contra o Uzbequistão, no estádio Abdullah (Arábia), no dia 24 de março. Ele passou pela cirurgia no Brasil no dia 5 de abril.

“Eu acordo às 8h, e já vou direto para o CT, tomo café por lá e começo a fazer fisioterapia às 9h. Ultimamente tem sido muito difícil, porque o mais difícil da lesão é a fisioterapia. Quando começa a dobrar o joelho é uma dor inexplicável, que às vezes não dá para aguentar. Eu não posso fazer muita coisa fora de casa, mas normalmente fico no vídeo game, e agora estou aprendendo muito sobre investimentos também. Eu sou muito caseiro, sou mais de assistir filmes, séries, jogar vídeo game, e agora, me interessei nessa parte de investimentos”, revelou ao DIÁRIO.

Enquanto realiza o processo de fisioterapia no departamento médico do Santos, o defensor se vê torcedor declarado de todas as modalidades e categorias do Peixe. Zabala reforçou estar acompanhando os jogos de casa uma vez que ainda tem dificuldades ao andar com a muleta.

“Eu venho acompanhando tanto a base quanto o profissional. Tento assistir todos os jogos. Do profissional é um pouco mais difícil ir ao estádio, porque eu estou de muleta, mas assim que eu não precisar mais das muletas vou começar a ir a todos os jogos na Vila. Na verdade, a torcida por eles está igual. Sempre torço pelos meninos da base, profissional e feminino para irem bem, porque o clube só tem a ganhar com isso”, ressaltou.

Por conta da dificuldade de locomoção pela recém cirurgia, Leo lamentou não ter conseguido ver o Neymar na visita do ídolo à Vila Belmiro no empate diante o Audax Italiano (Chile) sem gols pela Sul-Americana. O zagueiro brincou que se arrepende até hoje.

“Não consegui ver o Neymar, porém eu já joguei contra ele na minha estreia pela Seleção Boliviana. Queria muito ver ele, mas não consegui. Achei que ele não iria descer para o vestiário, e quando ele desceu eu já tinha ido embora. Até hoje me arrependo disso (risos)”, brincou.

Zabala então falou sobre a vontade de retornar aos gramados e voltar a atuar no mesmo nível. Antes da cirurgia, o jogador já havia assinado a renovação de contrato o final de 2025.

“O que mais eu quero quando voltar é demonstrar que meu ritmo está bom, que meu nível só aumentou. Sei que vai ser difícil, porém tenho capacidade de superar a lesão e voltar mais forte. Mais forte fisicamente, mentalmente e assim que eu voltar a começar a pegar ritmo de jogo, quero agregar ao grupo. Sei que é todo um processo, mas minha projeção é voltar muito mais forte do que eu estava”, afirmou.

Leia também: