O zagueiro Zabala marcou na goleada sobre o Jabaquara pelo Paulista Sub-20 (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O zagueiro boliviano Léo Zabala viajou com o Santos para enfrentar o Avaí neste sábado (16), às 19 horas, na Ressacada pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O defensor está na categoria Sub-20, mas foi promovido diante dos desfalques santistas na defesa.

O técnico interino Marcelo Fernandes não conta com o zagueiro Maicon que teve uma lesão na panturrilha esquerda. Eduardo Bauermann e Luiz Felipe devem compor a zaga titular do Peixe em Santa Catarina. O clube não tem mais nenhuma opção de zagueiro no elenco.

Santos perdeu três zagueiros no último mês. Robson Reis foi emprestado ao Boavista (Portugal), Kaiky foi vendido ao Almería (Espanha) e o uruguaio Emiliano Velázquez rescindiu com o clube. Peixe tem o retorno de Alex, que estava emprestado ao Famalicão (Portugal) e vem treinando com o restante dos companheiros no CT Rei Pelé. No entanto, ele pode ser regularizado no próximo dia 18 de julho, quando a janela de transferências reabre.

Conheça mais sobre Léo Zabala

Zabala chegou ao Santos em setembro de 2021 e estava nos planos do técnico Orlando Ribeiro para Copinha, mas por conta da Covid-19 acabou ficando de fora. O jogador era constantemente convocado para Seleção da base e também foi chamado em alguns jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 no ano passado. Sua primeira experiência no futebol brasileiro foi no Palmeiras, em 2019.

Aos 20 anos, o boliviano renovou com o Santos no início de junho e tem vínculo até o final de 2023. Ele é titular na categoria Sub-20 e atua pelo lado esquerdo.