Zé Ivaldo tem conquistado a confiança do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O zagueiro Zé Ivaldo ganhou a confiança da comissão técnica do Santos e pode alcançar a cláusula de obrigação de compra. O defensor foi anunciado pelo Peixe no dia 11 de janeiro por empréstimo do Cruzeiro até o fim da temporada e chegou sob desconfiança. Foi mal na partida contta a Ponte Preta, mas se recuperou e conquistou os torcedores.

Pelo contratto de empréstimo, o Santos tem obrigação de compra se ele atuar em 60% das partidas. Até o momento, ele atuou em 12 das 14 partidas da equipe, um percentual de 85% de participações. A obrigação de compra está estipulada em US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,8 milhões na cotação atual).

O Santos tem garantidos mais 40 jogos, sendo 38 do Campeonato Brasileiro e dois da terceira fase da Copa do Brasil. Então, Zé Ivaldo precisaria atuar em 33 jogos para superar a meta dos 60%. O número pode aumentar se o Peixe avançar na Copa do Brasil.

Leia também: Santos goleia o Juventude por 7 a 1 e se classifica para as oitavas da Copa do Brasil Sub-17

Durante a campanha do Paulistão, Zé Ivaldo só não entrou contra o Velo Clube e não foi relacionado contra o Botafogo-SP, pois cumpriu suspensão. Ele recebeu cartões amarelos contra Ponte Preta, São Bernardo, São Paulo, Novorizontino e Corinthians e vermelho contra o Corinthians na eliminação na semifinal.

Natural de Maceió, Zé Ivaldo iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do CRB, em 2014. No ano seguinte, foi contratado pelo Athletico-PR, onde se profissionalizou e permaneceu por oito temporadas. Durante sua passagem pelo clube paranaense, foi emprestado ao Vitória, em 2019, e ao Cruzeiro, em 2022.

Pelo Athletico-PR, o defensor conquistou quatro títulos do Campeonato Paranaense e dois da Conmebol Sul-Americana. Após se destacar no empréstimo ao Cruzeiro, foi adquirido em definitivo pelo clube mineiro em 2024. Com a camisa do Cruzeiro, disputou 83 partidas, marcou cinco gols e deu três assistências, além de fazer parte do elenco que venceu a Série B em 2022.