Zé Rafael fez a estreia pelo Santos no empate contra o Ceará (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

O volante Zé Rafael estreou pelo Santos no empate com o Ceará sem gols, no Allianz Parque, pela oitava rodada do Brasileiro, nesta segunda-feira (12). O camisa 6 entrou aos 44 minutos da segunda etapa e teve pouco tempo em campo, mas reencontrou o estádio em que atuava pelo Palmeiras e pode voltar a atuar depois de seis meses longe dos gramados.

Recuperado de uma cirurgia na coluna, realizada ainda em fevereiro, o técnico Cleber Xavier explicou que poderia utilizar o jogador por mais tempo e projeta mais minutagem ao meio-campista

“Hoje ele era um jogador que eu poderia usar por uns 30 minutos. Foi o que eu conversei com o departamento físico, conversei muito com ele. No início da semana, a bola estava quadrada. Ela foi arredondando com o passar do tempo. É um cara que ficou muito tempo fora. Tem ritmo, tem que sentir o gramado, embora ele esteja acostumado a jogar neste gramado, é um gramado difícil para ele. Podia ter colocado mais cedo, mas as opções anteriores eu achei as melhores. Com certeza eu vou contar com o Zé por mais tempo, com o Barreal por mais tempo, os dois que chegaram agora, saíram do DM agora, e com o Souza. No jogo passado, eu tive que usar o Thaciano e Soteldo o jogo inteiro, por uma questão de necessidade, por não ter muitas opções. Hoje, a gente usou mais ou menos dentro do planejamento, o Barreal dentro do planejamento de 45, usamos um pouco menos, e o Zé poderia ter usado um tempo maior, mas eu fiz uma opção por outro detalhe tático”, analisou.

Leia também: Marcelo Teixeira cobra reação no Santos e vê clássico contra o Corinthians como “oportunidade única”

Zé Rafael foi apresentado pelo Peixe em coletiva à imprensa ainda na última sexta-feira (09). Com contrato até 2027, ele contou sobre a negociação para a chegada ao clube, reforçou que prefere atuar como primeiro ou segundo volante do que como meia, analisou a recuperação do procedimento na coluna e admitiu que cogitou aposentadoria pelas dores.