Na próxima terça-feira, Santos e Independiente decidem a vaga para as quartas de final da Copa Libertadores. No primeiro jogo, 0 a 0 no gramado. Mas no tapetão a equipe argentina pode conseguir uma vitória nessa segunda-feira, devido a escalação irregular de Carlos Sánchez, e pular para 3 a 0. Se o fato se consumar, o Peixão terá que golear por 3 a 0 para levar a disputa para os pênaltis ou vencer por quatro gols de diferença para passar direto.

Difícil? Sim. Impossível? Para um time como o Santos nada é impossível.

Tenho recordações de viradas históricas do Peixe. E uma em especial. Nada dos Santos dos tempos de Pelé, falo de Giovanni, o Messias da Vila.

O 10 de dezembro de 1995 é um dos dias mais marcantes da gloriosa história do nosso alvinegro. O Peixe havia perdido por 4 a 1 no primeiro jogo das semifinais do Brasileirão no Maracanã, mas muitos acreditavam ainda no time da virada. A torcida lotou o Pacaembu, empurrou antes, durante o jogo e até no intervalo. E com uma atuação de gala, Giovanni comandou o Santos em uma vitória épica por 5 a 2 que resultou na classificação para a final.

Lembro que o estádio estava lotado, como estará nessa terça também. Lembro que o elenco acreditava na classificação, como o time atual também acredita.

De quanto teremos que vencer o Independiente nesse momento ainda é incerto. Mas não importa! Eu torço para o time da virada. Pode ser por 1 a 0, caso o placar do primeiro jogo seja mantido. Pode ser por goleada, caso o tribunal da confusa Conmebol puna o Santos – fato que acho lamentável não só porque futebol se decide em campo, mas também pelos inúmeros erros que a entidade cometeu nessa edição da competição (sem contar as anteriores).

Títulos já levantamos diversos no Pacaembu, da Copa São Paulo de Futebol Júnior até a própria Libertadores. Mas nem só de títulos vive um clube. Em 1995 não levantamos a taça (principalmente pelo fato da atuação do árbitro do jogo final, cidadão que prefiro nem citar o nome), mas nos meus 39 anos aquele time de 10 de dezembro de 1995 foi o que mais me fez chorar, e de alegria.

Não sei se seremos campeões da Libertadores, mas não duvidem da classificação do Peixe. Seja para vencer por um placar magro ou elástico, estamos falando do Santos Futebol Clube, o clube de futebol que não é conhecido pelos seus feitos só na cidade Santos, mas no mundo.

Paramos guerra na África. Inauguramos mais de 20 estádios por todos os cantos do planeta. Temos praticamente todos os títulos que um clube brasileiro pode conquistar. Fizemos Pelé ser mais conhecido que o Papa… podemos e devemos sempre acreditar! Santos o time da virada, Santos o time amorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr