O Santos foi eliminado nas três competições que disputou no primeiro semestre (Paulista, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana), tomou duas goleadas vexatórias diante de Ituano e Botafogo de Ribeirão Preto, mas o balanço do primeiro semestre de 2019 pode ser considerado positivo, principalmente, por um nome: Jorge Sampaoli.

Após o final melancólico do Campeonato Brasileiro de 2018, muitos torcedores temiam pelo pior neste ano, com o perigo real de um primeiro rebaixamento nacional (o Peixe passou boa parte do Brasileirão de 2018 na Z4). Nós mesmos alertamos para o risco aqui nesse espaço: “Se Peixe não acordar 2019 poderá ser ainda pior“.

No entanto, o Santos hoje tem a segunda melhor campanha do Brasileirão, o melhor início de sua história nos pontos corridos (desde 2003) e nós listamos alguns motivos aqui para sonharmos com o título nacional.

Mas o saldo é positivo não pelos números. É positivo porque mesmo os mais críticos são capazes de perceber que existe um projeto de time em construção, que temos ideias claras sobre o futebol, ideias essas que combinam com o nosso DNA histórico. Não tínhamos nada disso no meio do ano passado, por exemplo.

O Santos voltou a impor respeito. O maior exemplo disso são os clássicos contra o Corinthians. Em 2019 nós esperamos pelo jogo com a expectativa de um massacre, de um time atacando e outro se defendendo o tempo todo. E foi isso que aconteceu em quase todos os jogos. O torcedor mais otimista já pode colocar mais 3 pontos na classificação do Peixe, com a vitória certa na Arena Corinthians.

Claro que ninguém se contenta em jogar bonito, ter mais posse de bola ou ganhar do rival. Torcedor quer saber de títulos e tem razão. Com o desempenho surreal do Palmeiras, a disputa vai ser muito complicada, mas não impossível.

Qualquer que seja o resultado, temos a certeza de que, no final do ano, vamos olhar para 2020 com uma perspectiva muito mais otimista. Claro, se pudermos continuar com Jorge Sampaoli no banco.

In Sampaoli we trust.