Fernando Diniz ainda não conseguir fazer o Peixe vencer fora de casa no Brasileirão (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A derrota para o América-MG ilustra o que será o Santos nesse Campeonato Brasileiro: uma equipe de altos e baixos, que tudo indica lutará até o final da competição para um único objetivo, o de não cair pela primeira vez para a Série B.

Alguns torcedores acreditam que o Santos pode mais. Outros que está onde é o seu lugar pelo elenco que tem. E quem acredita que o clube brigue para não serre baixado é visto como pessimista, mas eu vejo como realista.
O campeonato está em sua nona rodada, e o Santos já enfrentou cinco adversários diretos que têm times piores que ele. E o Peixe só venceu um desses duelos, que foi contra o Ceará, na Vila. Diante de Bahia, Juventude, Sport e América-MG somou dois empates (jogos em casa contra Juventude e Sport) e duas derrotas (partidas fora de seus domínios contra Bahia e América-MG).

O Peixe ainda somou vitórias (até que surpreendentes) contra São Paulo e Atlético-MG. Digo surpreendentes devido o Santos ter elenco piores que esses dois clubes. A vitória contra o São Paulo, na Vila, foi o primeiro triunfo da equipe em clássicos na temporada. No Campeonato Paulista, competição muito mais fraca que o Brasileirão, o Peixe perdeu de todos os seus rivais e quase foi rebaixado no estadual – só se livrou na última rodada, em jogo para teste cardíaco contra o São Bento.

Além disso, a equipe perdeu para o Fluminense, jogo que foi melhor mais acabou derrotado, e empatou com o Grêmio no Sul. Nessa partida, o time gaúcho marcou seu primeiro ponto no Brasileiro.
Outro fator negativo está no retrospecto do time longe da Vila. São nove rodadas do Brasileirão sem vencer. São quatro jogos, com três derrotas e um empate.

Contra o América-MG, nesse sábado, o Santos dominou boa parte do jogo, mas não conseguiu marcar. Tem torcedor que reclama de pênalti não dado. Outros que apontam o goleiro adversário como inspirado só contra o Peixão. Eu chamo mais esse resultado ruim como incompetência. Não dá para lamentar, tem que jogar e ser eficiente.

Quando ganhou do Atlético-MG, o torcedor começou a fazer contas. Com mais duas ou três vitórias chegaremos na primeira posição, mas nosso campeonato não é esse. O Brasileirão do Peixe é não ser rebaixado. E para não cair, ele precisa fazer a sua parte: ganhar na Vila e de adversários que lutam pelo mesmo objetivo que o seu, assim ele se afasta desse vexame e complica esses rivais. E ele não está conseguindo fazer isso! Na minha visão, sofreremos até a última rodada, fazendo contas, e para não cair!