A semana foi tão positiva que o presidente Andres Rueda até sorriu para a foto (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Sexta-feira, dia 5 de agosto – Santos anuncia as contratações do lateral-direito Nathan, ex-Boavista, e do meia-atacante Luan, ex-Corinthians.

Sábado, dia 6 de agosto – Presidente Andres Rueda leva conselheiros ao CT Rei Pelé para apresentar ferramentas de gestão e trabalho do Departamento Médico.

Segundia, dia 8 de agosto – Santos vence o Coritiba por 2 a 1, em Curitiba, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Segunda vitória fora de casa da equipe na competição.

Quarta, dia 10 de agosto – Santos apresenta Nathan e Luan, vence clássico contra o São Paulo no Paulista Sub-17 e garante a classificação para a terceira fase no Paulista Sub-20. Renova patrocínio com a Tek Bond.

Quinta, dia 11 de agosto – Santos anuncia a volta de Soteldo, Rueda apresenta ferramentas de gestão e departamento médico para os jornalistas que cobrem o clube e Sereias vencem a Ferroviária na estreia no Campeonato Paulista.

Sexta, dia 12 de agosto – Santos deve anunciar a contratação do meia Gabriel Carabajal, ex-Argentino Juniors.

Foi uma semana de boas notícias na Vila Belmiro. Criamos a famosa “agenda positiva”, com pontos muito importantes e significativos em qualquer clube de futebol: desempenho esportivo, investimento em qualificação do time e comunicação direta com “Stakeholders”.

Não por acaso, o ambiente se transformou. Não falo daquele ambiente que costumo chamar de “esgoto santista”, aquele da crítica pela crítica, por interesse pessoal ou político. Quando existe uma agenda positiva, esses cada vez mais falam para os mesmos. O Santos não é desses caras.

O Santos é de cerca de 8 milhões de torcedores que elogiam ou criticam dependendo majoritariamente do desempenho esportivo, mas também das mensagens que recebem através do clube, por meio de suas decisões e da sua comunicação, e também de imprensa e formadores de opinião (não dá para fugir disso).

As mensagens da última semana foram todas positivas. Claro que um ou outro questionamento sobre os nomes como os de Luan ou Carabajal, por exemplo, vão surgir e são válidos, mas eles ficam abafados dentro de um todo muito mais otimista e empolgado.

O Santos estava um pouco distante destes torcedores. Lisca em Curitiba e a volta de Soteldo conseguiram criar novamente esse conexão entre clube e arquibancada. É importante seguir com a agenda positiva. Sempre lembrando que ela depende de desempenho esportivo, mas também das mensagens transmitidas pelo clube.

Espero que o Rueda tenha entendido.

Antes tarde do que nunca.