Santos e Binance anunciaram início da parceria em novembro de 2021 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos está vivenciando não apenas uma reformulação em campo, mas também um aumento significativo em sua presença digital, especialmente no mundo das criptomoedas. Com o bom desempenho no Campeonato Paulista, o clube viu seu fan token atingir uma cotação histórica neste mês, impactando diretamente sua demanda e valorização.

O fan token do Peixe, emitido em parceria com a Binance, uma das principais plataformas de criptomoedas do mundo, alcançou um marco histórico em sua cotação, figurando entre os tokens com maior capitalização de mercado global.

De acordo com dados da CoinMarketCap, uma das principais fontes de informações sobre ativos digitais, o fan token do Santos está atualmente em terceiro lugar em capitalização de mercado, avaliado em US$ 40 milhões, ficando atrás apenas dos tokens do FC Barcelona e do Paris Saint-Germain. A informação inicial é do site MKT Esportivo.

Nos últimos 30 dias, o fan token do Santos mais que dobrou de valor, registrando um impressionante aumento de 101% e atingindo o valor de US$ 9,03. Esse desempenho coloca o token como o líder absoluto em valorização entre todos os fan tokens do mundo.

Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil, destacou a importância dessa parceria e o potencial das criptomoedas para agregar valor e engajamento aos torcedores.

“A tecnologia blockchain e de criptomoedas tem uma capacidade enorme de conectar diversos aspectos da vida das pessoas, o que dá a essa categoria de investimento um potencial único de agregação de valor e permite uma experiência mais intensa e profunda com as paixões dos brasileiros. Da parceria com o Santos ao patrocínio do Brasileirão, esse processo agrega usabilidade e valor adicional aos investimentos, além de contribuir para a educação da sociedade sobre uma tecnologia ainda em estágio inicial, mas que tem grande poder de transformação”, disse Guilherme.

Além do valor de investimento, os detentores de fan tokens e NFTs (Tokens Não Fungíveis) do Santos têm a oportunidade de acumular pontos participando de várias atividades, como votar em enquetes. Esse sistema de pontuação desbloqueia recompensas que variam desde ingressos para jogos até encontros exclusivos com jogadores, elevando o engajamento com os torcedores na dimensão digital.

No contexto esportivo, a Binance é reconhecida como a patrocinadora exclusiva de criptomoedas do Brasileirão, do Brasileirão Feminino, do Brasileirão Feminino A-2 e do Brasileirão Feminino A-3. Além do Santos, a empresa tem parcerias com diversos outros clubes, como Lazio, Porto, Shakhtar, além de contar com coleções exclusivas de NFTs em colaboração com a escuderia Alpine de Fórmula 1 e o astro Cristiano Ronaldo.

Leia também: