Tomás Rincón assinou contrato com o Santos. (Créditos: Raul Baretta)

O Santos anunciou oficialmente a contratação do volante venezuelano Tomás Rincón, de 35 anos, que estava livre no mercado após terminar seu contrato com a Sampdoria, onde atuou durante a última temporada.

O volante passou por Zamora e Deportivo Táchira na Venezuela e, em 2009, foi negociado com o Hamburgo, da Alemanha. Em 2014 foi para o Genoa, da Itália. No futebol italiano, defendeu também Juventus e Torino, além da Sampdoria na última temporada. Ele estava sem contrato desde junho. O último jogo do volante foi um amistoso pela Venezuela, dia 18 de junho, em que ele foi titular e capitão da seleção Vinotinto.

Na seleção inclusive, Rincón é convocado desde 2008 e já atuou em 126 partidas, sendo um dos jogadores que mais vezes vestiu a camisa. Além de ser uma das principais referências do selecionado.

Contando com Tomás Rincón, o Santos já anunciou seis contratações nessa janela de transferência: o zagueiro João Basso, o lateral-esquerdo Dodô, o volante Jean Lucas, o meio campista Nonato e o centroavante Julio Furch. Apesar do fechamento da janela internacional de transferências, o Peixe segue na busca por atletas livres no mercado e pode inscrever novos jogadores até o dia 25 de agosto.

Confira a nota oficial do Santos:

O Santos Futebol Clube acertou nesta quarta-feira (16) a contratação do volante Tomás Rincón. Capitão e uma das principais referências da Seleção da Venezuela, o atleta chega ao Peixe após 14 anos no futebol europeu, onde jogou na última temporada pela Sampdoria, da Itália, e assina contrato até o final de 2024. 

Rincón é natural de San Cristobal, na Venezuela, e começou a carreira  profissional em 2007 atuando pelo Zamora FC. Após passagem pelo Deportivo Táchira, o volante acertou sua transferência para o Hamburgo, da Alemanha, em 2009.

Após cinco temporadas no futebol alemão, Rincón iniciou sua passagem pela Itália em 2014 ao acertar com o Genoa. Destaque, o atleta foi contratado pela Juventus em 2017, onde foi campeão italiano na mesma temporada. O venezuelano também teve passagens por Torino e Sampdoria antes de chegar ao Peixe. 

Convocado para a Seleção da Venezuela desde 2008, Tomás Rincón tem mais de 120 partidas e é uma das principais referências com a camisa da Vinotinto. 

Agora, o Santos FC chega ao sexto reforço para o segundo semestre de 2023. Anteriormente, o Alvinegro Praiano já havia contratado o lateral-esquerdo Dodô, o volante Jean Lucas, o atacante Julio Furch, o zagueiro João Basso e o meia Nonato.