Em meio à final da Copa do Brasil e a jogos emocionantes da Copa Libertadores da América, o Santos enfrenta o Corinthians em casa neste sábado. Para quem não é torcedor do Santos, o jogo está longe de chamar a atenção e ser um bom entretenimento de final de semana. Meio de feriado, dia morno, horário morno e estádio… morno também?

Além de todos os problemas que a falta de organização da gestão e as brigas internas causaram ao clube, nossa dupla de comandantes conseguiu aumentar em 2018 o velho embate entre o “santista de Santos” e o “santista da Capital”. Uma questão que separa a torcida e causa muito desconforto.

O presidente José Carlos Peres cumpriu sua palavra e colocou bem mais jogos em São Paulo, mas infelizmente o time não está respondendo bem. Pelo Brasileiro foram cinco partidas até agora, com uma derrota, três empates e uma única vitória, lá na primeira rodada, contra o Ceará. O desempenho da equipe e a presença de público não corresponderam às expectativas, o que aumenta as críticas à decisão de jogar na capital paulista. Essa situação se agrava quando o técnico e os atletas expõem sua preferência pela Vila, aí a administração diz que vai ceder, depois não vai mais, depois talvez sim, confundindo e irritando o torcedor.

Os jogos da Libertadores tiveram boa resposta de público e bons resultados em campo, mas algumas escolhas são questionáveis, como colocar no Pacaembu um Santos x Grêmio às 19h30 de uma véspera de feriado ou um fraco Santos x Vasco atrasado – as chances de o resultado não ser o esperado eram enormes. O que eu tenho certeza é que o time está devendo uma apresentação decente em São Paulo e uma vitória em clássico no Campeonato Brasileiro. Até agora, em quatro jogos contra os rivais na competição, tivemos uma derrota e três empates.

Nossa sequência envolve dois clássicos e por sorte pegaremos um Corinthians misto – por causa da final da Copa do Brasil – e talvez um Palmeiras “B”, devido à Libertadores. O jogo contra o time do Parque São Jorge é de longe nossa melhor chance para acabar com esse tabu, pois o elenco do Palmeiras hoje é superior e tem chances de título, então jogar no Allianz Parque será bem mais complicado.

Espero que o torcedor faça sua parte e compareça ao estádio neste sábado. Sabemos que os jogadores e o Cuca não queriam jogar lá, mas o santista pediu muito por bons jogos no Pacaembu e provavelmente essa será a última chance de presenciar isso em 2018.

O Santos não é de Santos e nem da Capital, é o “maior time da Terra” e deve ser tratado assim.