Falar sobre certos jogadores do Santos é sempre um “campo minado”. Suas atuações e importância para o time provocam opiniões fortes e ríspidas, há uma linha tênue entre as pessoas que concordam com você e as que vão te xingar. Esse é o risco que vou correr ao falar nosso ex-zagueiro David Braz.

Eu o defendia no elenco por entender seu valor não só dentro das quatro linhas, como também no extracampo. Na vitória ou na derrota ele deu as caras, respondeu as perguntas e se expôs. Sempre sentiu a necessidade de manter uma comunicação honesta e direta com os santistas.

Eu compreendo que jogador não se faz só pela simpatia e que muitas vezes seus erros nos foram extremamente prejudiciais. Concordo que ele não está na melhor fase e concordo mais ainda que ele poderia ir para o banco, mas isso não quer dizer que alguém que já foi inúmeras vezes nosso capitão mereça ser destratado. A saída de David teve uma repercussão tão negativa quanto a saída de Lucas Lima ou o interesse do Internacional por Leandro Damião… Isso é, no mínimo, injusto.

Não estou aqui para tentar fazer com que gostem dele, o que eu realmente quero é expressar o quanto eu acho desnecessária a atitude dos torcedores que fizeram “churrasco e festa de despedida” para o jogador e passaram dias mandando milhares de mensagens o difamando pelo Instagram. De que lado vocês efetivamente estão? São provavelmente o mesmo tipo de santista que vaiou o Victor Ferraz quando ele ainda estava em campo, o mesmo tipo de pessoa que só sabe falar da má fase da equipe e até chega a pedir a Série B para que o time “aprenda”.

David Braz fez muito pelo Santos e, para mim, sai de cabeça erguida. Sinceramente, vai fazer muita falta. Ter um zagueiro desse nível no banco seria essencial para a continuidade do trabalho de 2018, e com a possível venda de Lucas Veríssimo teremos como jogador defensivo na reserva apenas Robson Bambu, um menino.

E pior, ele foi apenas emprestado. Não ganhamos um centavo com essa transação. Sejamos corneteiros e exigentes, mas não podemos deixar de ser justos e gratos. O time passa por uma fase complicada, se não demonstrarmos para os jogadores que estamos aqui para apoiá-los será ainda mais difícil. Incentive, torça, vá ao estádio, ou não faça nada, só não seja desrespeitoso.

Obrigada, David Braz. Além de ser um homem de muito caráter, você sempre demonstrou garra e amor à camisa. Espero que sua vida na Turquia seja muito produtiva e que você cresça e evolua muito. Até mais.