As Sereias conquistaram o Paulista em cima do Corinthians (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Que pena que o Santos não ganhou nada neste ano…

Esse será um pensamento normal para o torcedor santista ao fim de 2018, pois de fato não levantamos nenhuma taça neste ano, e tampouco chegamos perto desse feito. Nossa maior emoção na temporada acabou já tem dois meses e, desde então, apenas torcemos por bons jogos, e torcemos mais ainda contra os outros times à nossa volta na classificação do Campeonato Brasileiro e por um final feliz: a conquista de um sofrido lugar no G-6.

Porém, acredito que estamos olhando para a direção errada, lá na Vila Belmiro mesmo vivemos um 2018 gigante. Esse mesmo clube, o mesmo escudo e a mesma bandeira, mas com outro elenco.

Na última quinta-feira (1º de novembro), o Santos anunciou uma parceria com o Projeto Meninas em Campo, do Colégio Santa Cruz, com o objetivo de incentivar o futebol feminino e o surgimento de futuras Sereias da Vila. Nenhum outro grande clube paulista teve esse tipo de iniciativa, nem investiu em categorias de base femininas. A base masculina do Santos sempre foi nossa referência e nosso orgulho, é um dever do clube dar essa mesma oportunidade às meninas.

Hoje temos um dos melhores times femininos do país, treinado por uma ex-técnica da Seleção Brasileira, Emily Lima, que em sua apresentação disse que possuímos a melhor infraestrutura do Brasil.

Em 2018, por exemplo, goleamos a Portuguesa por um placar simbólico de 10 a 0 no Campeonato Paulista, torneio no qual levantamos o troféu e nos tornamos os maiores campeões estaduais da história, com quatro títulos. Tá pouco? A taça foi ganha em cima do maior rival, o Corinthians, e com o primeiro jogo da decisão tendo marcado o maior público da Vila Belmiro em 2018 – quase 14 mil torcedores viram de perto o talento das nossas meninas.

No Brasileiro, terminamos a primeira fase com 37 pontos (12 vitórias, uma derrota e um empate), dez a mais do que o segundo colocado, Flamengo. Além disso, o time de craques do Campeonato Paulista contou com três santistas, Tayla, Rosana e Brena. O que as Sereias evoluíram em 2018 foi algo incrível, fruto de puro esforço e merecimento. O ano está quase no fim, mas ainda promete uma busca emocionante pelo nosso terceiro título da Libertadores, neste mês.

Sim, é fato que o time masculino não ganhou nada, podemos até chamar este ano de “morno”, mas o Santos Futebol Clube é muito maior do que isso e as Sereias fizeram com que 2018 fique na história.