Se tivessem me contado antes como é ser apaixonada por esse esporte, eu jamais teria dito sim. É insano ser mulher e amante de futebol. É, sim, uma luta diária por espaço e contra a hipocrisia.

Ser mulher e gostar de futebol é algo baseado em duas palavras: Aprovação e Razão.

Dificilmente alguém acreditará que você gosta de futebol só porque você gosta, você precisará de razões. Seu pai, seu namorado ou seu avô, alguém tem de torcer para o mesmo time e tem de ter lhe influenciado.

Ninguém nunca vai lhe escutar, a não ser que por meio de um discurso perfeito e de muita insistência alguém lhe dê ouvidos. E pode ter certeza de que esse primeiro homem que lhe escutou terá de avisar o próximo homem de que você sabe do que fala. Dificilmente vão se interessar de cara apenas pelo seu conteúdo. Homens na tevê se vestem de qualquer forma, estão com o cabelo bagunçado e a barba por fazer. As mulheres? Elas precisam trabalhar muito a imagem para depois, e só depois, conquistar respeito por meio do conteúdo.

Infelizmente, a não ser que você se coloque na conversa, jamais perguntarão sua opinião nos estádios. A maioria dos homens tem vergonha de concordar com mulheres sobre futebol, eles vão preferir lhe ignorar. Eles podem até fingir que estão ouvindo, mas basta virar as costas para rapidamente falarem de outra coisa sobre você.

Sim, é uma luta diária, é cansativo e ouvimos muitas besteiras. Mas é extremamente gratificante ver um homem abaixar a cabeça e ouvir você de igual para igual. É demais conquistar credibilidade, ainda mais quando você pode falar o que acha, e não o que querem ouvir.

Ninguém impôs o futebol para nós, muito menos um homem nos obrigou, foi o nosso coração que nos guiou. Futebol não é uma escolha, e há espaço para todos.

Eu amo fazer parte desse mundo e colocar um pequeno toque feminino nesse ambiente tão machista e excludente. Não queremos aprovação e não precisamos ter razão sempre! Queremos a mesma coisa que os homens, queremos ver o jogo, falar sobre ele, gritar, sentir, pular e nos emocionar. Queremos blusas do nosso tamanho e queremos promoções também – quem não gosta de descontinhos?

Uma dica, Santos: #TodoSócioReiTemSuasRainhas é errado. Toda rainha tem seu reinado e o cria como quiser. Não precisamos de razão e nem de um rei para vestir a camisa! Estejam do nosso lado nessa luta. Pagamos ingresso e somos consumidores de seus produtos da mesma forma, nos dê atenção!

Fortaleçam e valorizem essa luta não só no dia de hoje. Não adianta nada postar uma foto linda e maravilhosa com uma legenda de chorar se no estádio os torcedores vão dizer que os jogadores estão jogando igual menininhas, além do clássico “tinha de ser mulher” para as árbitras e as auxiliares.

Dia da Mulher é sobre uma luta. É sobre conquista. Essa luta deve ter torcida única, não a banalizem.

Feliz Dia das Mulheres.

A Imparcialmente Santista.