Jorge Sampaoli prometeu trabalhar para ter um time à altura do Santos. Está conseguindo (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos na liderança do Campeonato Brasileiro, com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado, e jogando um futebol bonito de se ver tem incomodado torcedores rivais, jogadores, técnicos e comentaristas. Todo dia aparece alguém tentando minimizar o impacto do trabalho de Jorge Sampaoli e do Peixe na temporada.

Primeiro Levir Culpi disse que Sampaoli seria o próximo treinador da Seleção Brasileira porque era “argentino, tinha tatuagem e se dirigia ao treino de bicicleta”. Na segunda-feira, em entrevista ao Bem Amigos, Vanderlei Luxemburgo afirmou que o técnico não estava ensinando nada aos brasileiros. Na terça, Felipe Melo disse que o Santos jogava um futebol bonito de se ver, mas já tinha sido eliminado em três competições e perdido o clássico por 4 a 0. Tudo isso sem contar as reações do técnico Fábio Carille, do Corinthians.

Há tempos não se falava tanto do Santos!

Nós, santistas, estávamos acostumados com poucos minutos na TV aberta, com o Santos ignorado nos programas de debate da TV fechada e poucas notícias espalhadas por aí na internet.

Leia também: Nossa colunista Anita Efraim explica o carinho do torcedor com Sampaoli

Agora, a situação mudou.

O Santos está fechando os principais programas da TV, boa parte dos debates discutem os segredos do time de Jorge Sampaoli. Comentaristas que antes apostavam na saída do técnico antes de abril (“não vai comer ovo de páscoa na Vila”) agora garantem que sempre destacaram o trabalho de Sampaoli, aquela “lixaiada” dos gringos agora viraram diversos elogios a Aguilar, Sánchez e, especialmente, Soteldo.

Quando chegou ao Santos, em dezembro, Jorge Sampaoli disse que pretendia ter um time que estivesse à altura do clube, que já teve o maior jogador de futebol do mundo, Pelé.

Não dá para dizer (ainda) que o time de 2019 já conseguiu o objetivo.

Mas dá para dizer que o Santos de Sampaoli incomoda.

E isso é bom demais.

O respeito voltou!