Rodrygo não joga mais pelo Peixe (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A nossa última joia foi tão bem lapidada que seu brilho refletiu rapidamente em outros olhos e ela se tornou valiosa demais para guardarmos no nosso baú de tesouros. Rodrygo fez sua última participação em uma partida na Vila Belmiro – ainda que como espectador – e ela refletiu exatamente como foram seus anos de profissional com a camisa alvinegra praiana: altas expectativas e grandes decepções, bons elencos conduzidos de maneira desorganizada, o que leva o menino a Madrid apenas com memórias, sem medalhas.

Desde 2017 no time profissional, Rodrygo assistiu a jogadores insatisfeitos e pedindo para ir embora do Templo Sagrado, viu o “caso Carlos Sánchez” e uma Libertadores jogada fora, envolveu-se em uma polêmica e foi punido severamente por isso, viu um Menino da Vila beijando um escudo rubro-negro, foi atingido pelas turbulências do impeachment e, mais recentemente, teve o tal Torneio de Toulon… Mesmo com todas as adversidades, ele nunca parou de bater no peito e dizer que é um santista apaixonado. Nosso camisa 43 que conquistou a 11 é um dos raros exemplos recentes de amor à camisa e infelizmente não foi vencedor com ela no corpo.

Rodrygo chegou e conquistou a todos com carisma, talento e, acima disso tudo, maturidade. Aos que gostam de comparar, ele fez por merecer sozinho o apelido de raio, ou melhor, Rayo, e do seu lado nunca teve nenhum Diego ou Ganso. Não é apenas habilidade ou sorte, a pressão em cima dele era enorme e ele nunca foi abalado por ela, a joia subiu de categoria junto com o colega Yuri Alberto, também bom jogador, mas que até agora não conseguiu provar seu potencial no time principal.

É um prodígio, principalmente fora de campo, acostumado a sempre jogar com os mais velhos, o menino se tornou um homem antes mesmo dos 18 anos. Quem ouve suas coletivas o confunde com jogadores experientes, atletas de nível europeu, grandes líderes do futebol, tenho certeza de que não demorará muito para se tornar um deles, você é único, moleque.

Aquela criança que luta por nós desde os dez anos, que preferiu o preto e branco, deixando de lado o tricolor, que passou por todas as categorias de base e desde os 17 ouve a Vila Belmiro gritando o seu nome está indo embora. Não é fácil jogar em um time que depende de novos talentos, desde sempre foi o novo Robinho, o novo Neymar… Mas agora ele deixa tudo isso para trás, fecha esse capitulo e continua apenas como Rodrygo.

Você é motivo de orgulho, obrigada por tudo. Merecia muito mais do que ganhou, isso é uma pena, mas saiba que a nossa casa sempre estará de portas abertas para te receber de volta.

O mundo é seu, voa.