Indicado pelo diretor de futebol, Paulo Autuori, o Santos contratou William Thomas para liderar o setor de análise de desempenho do clube. O profissional trabalhou no Athletico-PR entre 2013 e 2018 e foi um dos responsáveis pela idealização do modelo de jogo do clube paranaense , além de ser o gerente do Departamento de Informação do Futebol, responsável pelas contratações do Athletico-PR.
O Santos ainda não oficializou como ficará a estrutura do setor, que foi muito reformulado no início da temporada. Após a saída de Lucas Matheus em janeiro, o Peixe contratou Bebeto Salthier, ex-Seleção Brasileira (categorias de base), Grêmio e Corinthians para liderar o departamento. Nos últimos meses, o clube fez outras mudanças no setor, com o desligamento de Sérgio Pirata e a contratação do chileno Felipe Arraya, indicado pelo técnico Jorge Sampaoli.
Leia também: Autuori revela conversas com Cueva e Bryan Ruiz e estuda propostas
Nesta quarta-feira, em entrevista no CT Rei Pelé, o diretor de futebol do Peixe, Paulo Autuori, afirmou que o clube terá de ser mais criterioso nas contratações nas próximas temporadas. Neste ano, o clube contratou 14 jogadores para a equipe profissional.
“Quando se contrata muitos jogadores, significa falta de planificação da época anterior. No futebol brasileiro tem muita contratação que dirigente faz porque gosta. Ao buscar um jogador, você pode estar fechando portas para um jovem. Precisamos ser mais assertivos nas contratações”, afirmou Paulo Autuori.
O Salthier, o Arraya e, agora, o Thomás, todos foram contratados, sucessivamente, para chefiar o tal departamento de análise de desempenho. Resta saber como vai ficar a relação entre eles e se os profissionais, que vieram para comandar o departamento, vão continuar no Santos FC numa posição subalterna, deixando a posição de comandantes para aceitar a condição de comandados. Os caras vieram e nem tiveram tempo para mostrar algo e já veio um novo profissional. O departamento de análise de desempenho tem mesmo que passar por melhorias, pois avaliaram o Bryan Ruiz, o Cueva, o Uribe e o Jobson que não tem sido aproveitados pelo Sampaoli. Ou seja, as características dos jogadores contratados não atendem as necessidades do treinador, que é quem escala o time. Erros da equipe de “scout” que estão dando prejuízos ao Santos FC. Um ponto que mancha o currículo do Thomás, e gera desconfiança, e a contratação do Citadini pelo Patético. O cara é o bambambã na avaliacao de jogadores e contrata o Citadini, que nunca se firmou no Santos FC?