O atacante Marinho tenta a jogada no empate do Santos diante do San Lorenzo (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos sofreu desnecessariamente, mas conseguiu o resultado que precisava (2 a 2) e está na fase de grupos da Libertadores. O Peixe passou por 5 a 3 no agregado.

A vaga é excelente. É isso que importa. Ainda que o jogo de hoje tenha deixado muitas lições para a fase de grupos da Libertadores (não foi à toa que o goleiro João Paulo foi eleito o melhor em campo).

Acho que os problemas do Santos no jogo desta terça-feira passam muito pela postura – principalmente no segundo tempo. O Peixe fez um resultado muito rápido, o que gerou uma acomodação desnecessária. Abriu 2 a 1 e achou que a fatura estava definida – até porque o San Lorenzo tinha um jogador a menos.

Uma falha de João Paulo no gol de Romero deu números iguais ao marcador e fez o Santos sofrer desnecessariamente. Ainda bem que o goleiro do Peixe se redimiu e fez ótimas defesas que garantiram o resultado.

O resultado é bom. A vaga é excelente. Mas tem muitos pontos a melhorar que merecem uma observação mais aprofundada – o que é absolutamente normal para um trabalho que não tem dois meses nem 10 jogos.

Algumas breves observações:

– Discordo em parte da análise dos amigos que dizem que o técnico Ariel Holan escalou mal. Felipe Jonathan armou a jogada do primeiro gol e Pará fez o segundo gol. O lateral foi improvisado na esquerda e não comprometeu – ainda ajudando na proteção da zaga.

– Concordo muito que Ariel Holan mexeu mal. Não é de hoje que ele demora pra mexer (e nem sempre acerta). Não colocaria nem Jean Mota, nem Copete em campo hoje. Acho que era partida para o Ângelo.

– Time mais uma vez mostrou falhas defensivas na bola aérea. Luan Peres pulou 0,1 m no gol do San Lorenzo

– Bem desnecessário esse comportamento do Marinho ao sair fazendo bico e sem cumprimentar o treinador. A sua saída era bem compreensível. Ele vai dizer que a culpa é da imprensa que tá vendo confusão onde não tem. Mas as imagens são incontestáveis

Destaque positivo:
João Paulo: Apesar da falha no segundo gol, garantiu a vaga do Santos

Destaque negativo:
Marinho: Mais uma atuação apagada. Claramente fora de ritmo. E ainda fez beicinho pra sair no fim