Pelé e Coutinho ganharam tudo com a camisa do Peixe (Crédito: Reprodução)

Nas últimas semanas, o Diário do Peixe publicou a lista dos cinco melhores jogadores por posição de toda a história do Santos Futebol Clube elaborada pelos jornalistas e pesquisadores Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral.

Relembramos a história de 40 craques e cinco técnicos até chegar a essa hipotética escalação: Gylmar; Lima, Mauro, Formiga e Léo; Zito, Araken e Pelé; Neymar, Pepe e Coutinho. Todos comandados por Lula.

Maior técnico da história do Santos, Lula foi o responsável pela montagem do time que conquistou todos os títulos pelo clube. Além disso, trabalhou na revelação de gênios como Pelé, Pepe, Coutinho, entre muitos outros. Sua presença no banco de reservas deste “Time dos Sonhos” é indiscutível.

No gol o escolhido foi Gylmar dos Santos Neves, a segurança defensiva daquele time que encantou o planeta nos anos 60. Rodolfo Rodriguez ficou de fora, mas está preparado caso ocorra alguma eventualidade, assim como Cejas, Fábio Costa e Athiê.

Na lateral direita a disputa foi dura. Carlos Alberto Torres foi talvez o maior lateral de todos os tempos, mas o Curinga Lima desempenhou um fantástico papel com a camisa do Santos. Lima poderia ser escalado na esquerda, de volante, de meia. Jogou em todas as posições de linha e deixou o Capita de fora junto com Ismael, Ramiro e Danilo. Para formar o miolo da zaga escalamos a elegância de Mauro Ramos de Oliveira ao lado do histórico Formiga, que fazia tão bem o meio-campo como também a zaga. Joel Camargo, Alex e Edu Dracena ficaram no banco.

Na lateral esquerda está o maior vencedor da história do clube após a Era Pelé: Léo. Suas jogadas ofensivas e determinação tática fizeram do baixinho um dos maiores ídolos da torcida. Léo desbancou nomes como Rildo, Dalmo, autor do gol do bicampeonato mundial em 1963, Geraldino e Ivan, que completam o elenco.

Para a cabeça de área não existe outro nome que não o de José Ely de Miranda, o Zito. Estátua na porta da Vila Belmiro, presente na faixa de capitão, o Gerente é uma bandeira do Santos Futebol Clube e serviu de inspiração para nomes como Clodoaldo, Mengálvio, Renato e Dema, seus substitutos no nosso time ideal.

O DNA ofensivo falou mais alto na escalação deste time. Apenas Zito de volante e dois meias que poderiam ser atacantes. Araken é considerado por muitos o melhor jogador a ter vestido a camisa do Santos antes da Era Pelé. Fez história nos anos 20 e integrou o mágico ataque dos 100 gols. Ao seu lado na armação do time, nada mais, nada menos que Ele, o Rei Pelé. No banco, Antoninho, Pita e Giovanni seriam opções para o segundo tempo.

Na frente um trio com Neymar, Pepe e Coutinho. O “menino” Ney, melhor jogador do Santos após a Era Pelé, seria deslocado para o lado direito, afinal a esquerda tem dono: Pepe, o maior artilheiro da história do Santos porque o Pele é ET e não conta. As opções de banco para as pontas tem Edu, Dorval e Robinho, três dos maiores jogadores da história do clube e também do futebol brasileiro.

O camisa 9 deste esquadrão só poderia ser Coutinho. O centroavante foi o maior parceiro da carreira de Pelé e conquistou tudo com a camisa do Santos. Feitiço, Pagão, Serginho e Juary seriam as opções para o segundo tempo.

Alguém encara esse time?

Confira abaixo o link de cada posição do TOP 5 do DIÁRIO.

Saiba mais: TOP 5 do DIÁRIO: os maiores goleiros da história do Santos

Saiba mais: TOP 5 do DIÁRIO: os maiores laterais-direitos da história do Santos

Saiba mais: TOP 5 do DIÁRIO: os maiores laterais-esquerdos da história do Santos

Saiba mais: TOP 5 do DIÁRIO: os maiores zagueiros da história do Santos

Saiba mais: TOP 5 do DIÁRIO: os maiores volantes da história do Santos

Saiba mais: TOP 5 do DIÁRIO: os maiores meias da história do Santos

Saiba mais: TOP 5 do DIÁRIO: os maiores pontas da história do Santos

Saiba mais: TOP 5 do DIÁRIO: os maiores centroavantes da história do Santos

Saiba mais: TOP 5 do DIÁRIO: os maiores treinadores da história do Santos